sexta-feira, 6 de novembro de 2009

12 anos depois....

protesto

Eis a Arrábida
depois do impacto do cometa Expo 98

Eis a gigantesca cratera, de vários hectares de área , desbravada pelas pedreiras em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida. Este é o preço visível a pagar pela Ponte Vasco da Gama e pela Expo 98, as grandes obras do Regime. Mas é também, o preço a pagar por um país onde a protecção do património natural e do ambiente não passam de uma farsa Eleitoral. Nenhum país civilizado do mundo consentiria isto. A desgraça da Arrábida é ser Portuguesa: se se livra de uma ocupação Selvagem, leva com uma urbanização legal e igualmente selvagem, se consegue escapar a outros pedidos de urbanização, não escapa às pedreiras. Alguma coisa se há-de sempre inventar porque os portugueses, decididamente, detestam a beleza natural do país que herdaram. Nada nos trava, nada nos comove, nada nos convence. O nosso destino é tornarmo-nos na Reboleira da Europa, à beira-mar.

Nota: Noticia da edição n.º. 74 Maio de 97 da revista Grande Reportagem

2 comentários:

  1. É triste mas é verdade!

    Ambiente, Cultura e Educação são palavras vãs neste coio de trogloditas à beira-mar plantado...

    ResponderEliminar
  2. A pedreira da Serra do Risco, era inicialmente umas pequenas pedreiras de calçada inofensivas...como se vê nessa planta de 64, em 88, aquando da descoberta da gruta do Zambujal, a empresa de brita que a descoberiu (tecnobrita)não podia fechar... coitadinha!...então deram-lhe, e note-se que foi o parque da Arrábida, deram-lhe uns terrenozitos na base da Serra do Risco.
    Pois calhou-lhe a sorte grande! Para além de ter saído de ao pé do "poderoso" Galo, o dono do monstro da pedreira do Zambujal, foi para terras novas e sem concorrência, e hoje é o monstro que vemos...é por isto que o Parque Natural da Arrábida só existe para dar cobro a esta gente, deveria antes chamar-se Parque Geológico da Arrábida...
    Até já me disseram que o próprio Duque de Palmela, um homem que teve o privilégio de receber por herança uma extensão enorme de terra na Arrábida, e que por isso as deveria defender, dizem que ele também recebe uma parte da exploração nas suas terras...triste, muito triste...deprimente até!

    ResponderEliminar